AGORA É LEI: "Dia Municipal de Conscientização sobre o Albinismo" em Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 12/06/2024 17h06, última modificação 12/06/2024 17h06
AGORA É LEI: "Dia Municipal de Conscientização sobre o Albinismo" em Petrópolis

vereador Junior Coruja

O município de Petrópolis agora conta com o Dia Municipal de Conscientização sobre o Albinismo em seu calendário oficial, com a Lei Nº 8.792/2024. De autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, esta lei marca o dia 13 de junho como uma data anual de reflexão e educação sobre essa condição genética.

O albinismo é uma condição genética caracterizada pela deficiência na produção de melanina – o pigmento responsável pela cor da pele, cabelos e olhos, resultando em uma sensibilidade elevada à luz solar e problemas de visão. A data já faz parte do calendário de eventos mundiais, sendo um momento para a luta por políticas públicas que promovam a conscientização e o combate ao preconceito enfrentado pelas pessoas com albinismo.

A condição que é genética e não contagiosa, torna seus portadores mais suscetíveis a danos causados pelo sol, incluindo envelhecimento precoce e um risco elevado de câncer de pele. É comum encontrar pessoas com albinismo, especialmente aquelas em regiões mais quentes, desenvolvendo câncer de pele em idades precoces, entre 20 e 30 anos.

Além dos desafios médicos, as pessoas com albinismo enfrentam um estigma social que pode impactar negativamente sua autoestima e relações sociais. É crucial que crianças albinas aprendam desde cedo a lidar com os desafios que possam surgir e desenvolvam habilidades para superar as barreiras impostas pelo preconceito e desinformação.

“A instituição do Dia Municipal de Conscientização sobre o Albinismo em Petrópolis promoverá uma sociedade mais inclusiva e informada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com albinismo e suas famílias”, declara o vereador.