AGORA É LEI: Lei "Julho Laranja" mês de campanha dos cuidados com a saúde bucal é Sancionada

por Rafael De Souza Marques publicado 07/06/2024 13h26, última modificação 07/06/2024 13h26

vereador Junior Coruja

Foi sancionada na última terça-feira (04), a Lei Nº 8.788/2024 que institui a Campanha Julho Laranja. Proposto pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, esta legislação tem como objetivo incentivar pais e responsáveis a cuidar da saúde bucal das crianças desde os primeiros anos de vida.

A Lei Julho Laranja estabelece uma série de ações para intensificar os cuidados odontológicos precoces, prevenir problemas oclusais e promover hábitos saudáveis desde o nascimento. Entre as medidas previstas na lei estão a realização de palestras, debates, distribuição de impressos educativos e exposições práticas, além de publicidade e propagandas que destacam os benefícios de uma saúde bucal adequada para crianças e adolescentes.

Um dos pontos centrais da campanha é o estímulo ao desenvolvimento de hábitos de saúde bucal em bebês, incluindo a higiene bucal, o aleitamento materno, a introdução de uma alimentação balanceada e nutritiva e a não utilização de chupetas, mamadeiras e sucção de dedo.

Para incentivar os cuidados básicos com a saúde bucal infantil, a campanha destaca cinco recomendações fundamentais: levar a criança periodicamente ao dentista desde o surgimento dos primeiros dentes, oferecer uma alimentação equilibrada, evitando alimentos cariogênicos ricos em açúcares, incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, evitar o uso de chupetas e mamadeiras e ensinar e incentivar a criança a ter hábitos de higiene bucal, como escovação e uso do fio dental.

Júnior Coruja, ressaltou a importância da iniciativa: "A infância é a melhor fase da vida para iniciar os cuidados com a saúde bucal. Problemas dentários podem impactar diretamente na qualidade de vida das crianças, afetando sua autoestima, mastigação, respiração e comunicação. Com esta campanha queremos conscientizar os pais sobre a importância de cuidar da saúde bucal de seus filhos desde cedo."