Agora é lei: Petrópolis terá programa municipal de prevenção ao acidente vascular encefálico

por yasmim.grijo — publicado 16/05/2023 16h33, última modificação 16/05/2023 16h33


Iniciativa do vereador Marcelo Lessa vai garantir, em Petrópolis, a criação de um programa municipal para prevenção ao acidente vascular encefálico (AVE). A proposta, aprovada na Câmara em abril, acaba de ser sancionada pelo governo municipal, tornando-se lei (8.561/2023). Com o trabalho, o parlamentar busca ampliar a conscientização sobre o tema, capacitar cidadãos a identificar fatores de risco e desenvolver ações de prevenção à doença.

O vereador cita dados da Associação Brasileira de Neurologia que mostram que o Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a segunda causa de morte no país e também no mundo, ficando atrás apenas da doença isquêmica cardíaca, mas lembra que mudanças nos hábitos podem reduzir significativamente os riscos de um AVE. “Pesquisas mostram que 90% dos casos estão ligados a fatores que podem ser modificados. A prática regular de exercícios, o cultivo de hábitos saudáveis e o acompanhamento médico de rotina estão entre os cuidados preventivos que podem ser determinantes para evitar o problema. Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem, melhor. Assim se sentirão estimuladas a cuidar melhor da saúde”, lembrou Marcelo Lessa.

A lei prevê a realização de palestras, discussões, rodas de conversa e eventos com especialistas para discutir o estilo de vida, as dificuldades, as pressões e demais agravantes para a ocorrência do AVE, além de chamar atenção para a importância do acompanhamento de rotina e da orientação técnica para pessoas de grupos considerados de risco.