Agora é Lei: Petrópolis terá Programa Municipal de Visão Solidária

por juliana.fernandes — publicado 04/04/2023 12h35, última modificação 04/04/2023 12h32

Petrópolis terá o Programa Municipal de visão solidária, com o objetivo de estimular medidas para prevenir transtornos visuais e oculares e evitar a cegueira. A iniciativa, de autoria do vereador Gil Magno, está prevista na Lei 8.409, de 27 de fevereiro de 2022.

O vereador destacou que o Programa busca garantir o diagnóstico em tempo hábil e diminuir a probabilidade da pessoa perder a visão. “A ideia é que a Lei reúna profissionais especializados para prestar atendimento de forma voluntária a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente aqueles que estão há mais de três meses na fila de espera por um exame visual”, explica.

De acordo com a Lei, os atendimentos poderão ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde do município de Petrópolis ou no Pronto Atendimento Municipal, ficando a critério do responsável pela coordenação e execução do programa.

"O Programa vem para preencher uma lacuna que existe no SUS, garantindo a redução da fila e assegurando ao paciente a possibilidade de evitar problemas visuais. Uma pessoa que está na fila de espera pode estar com um problema avançado e sério, mas, por não sentir dor, não se preocupa e a situação acaba se agravando", lembra o vereador Gil Magno.

Estimativa da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira aponta que, apenas no Brasil, cerca de 26 mil crianças cegas por doenças oculares poderiam ter uma realidade diferente se tivessem sido diagnosticadas e tratadas precocemente.