Agora é lei: Petrópolis terá projeto de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
A Câmara Municipal promulgou a Lei 8923/2024, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que institui em Petrópolis o "Projeto Banco Vermelho", destinado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. De acordo com o texto da lei, os bancos ficarão em locais de grande movimentação e deverão conter informações como o “Disque 180”, o “Disque 190”, além de frases que estimulem a reflexão sobre a temática do enfrentamento ao feminicídio e ainda um QRCode direcionado para canais de ajuda e denúncia às vítimas.
A ideia do projeto partiu de um manifesto internacional de conscientização sobre o tema, que teve início na Itália em 2016 e se expandiu globalmente, com bancos instalados em diversos países, incluindo Espanha, Áustria, Austrália e Argentina. No Brasil, a cidade de Recife foi a primeira a aderir o movimento. Além disso, também já foi aprovado em março deste ano na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que cria o “Banco Vermelho”.
"Os dados trazidos pelo Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública apontam que, a cada hora, 26 mulheres são vítimas de violência e em 2022 foram registrados 1.437 casos de feminicídio no país". A conscientização sobre este problema é de extrema importância nesta luta", apontou a vereadora.