AGORA é LEI: Símbolo Mundial do Autismo terá que constar em placas de atendimento prioritário

por Adriana Fradique publicado 18/11/2021 16h07, última modificação 18/11/2021 16h07

Vereador Eduardo do Blog é o autor da Lei

Passa a valer em Petrópolis a Lei 8.206/21, de autoria do vereador Eduardo do Blog, que obriga estabelecimentos públicos e privados, assim como empresas de transporte do município, a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

A lei garante às pessoas com autismo a prioridade no atendimento nos locais acima mencionados, como já ocorre hoje com gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

“A ideia da lei surgiu de um constrangimento sofrido pela mãe de dois meninos com o espectro na fila de um caixa. A pessoa autista possui dificuldades com lugares e situações, dependendo do grau. Neste caso, o símbolo vai ajudar a garantir o direito a um atendimento mais rápido. É uma questão de empatia”, disse o vereador.

A Proteção aos Direitos da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista está amparada na Lei Federal 12.764 de 2012, que considera esta parcela da população deficiente, garantindo a eles dispositivos que garantam uma melhor qualidade de vida.

A aplicação da Lei, além de melhorar a qualidade de vida dos autistas em nossa cidade, dará mais visibilidade à causa e, para isso, o vereador Eduardo do Blog e o Procon Petrópolis darão início na próxima semana a uma ampla campanha de conscientização sobre o tema.

joao ferracioli
joao ferracioli disse:
01/08/2022 14h18
parabens verador, esta lei é de suma importância e quem tm filhos autista te agradecem pela belisima iniciativa, infelismente na minha cidade a camara não demonstra interesse a aprova lei com esta.
Comentários foram desativados.