Aprovado projeto de lei que cria a "Semana da Árvore" em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 05/06/2024 17h58, última modificação 05/06/2024 17h58
Aprovado projeto de lei que cria a "Semana da Árvore" em Petrópolis

Vereador Gil Magno

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária desta quarta-feira (05), um Projeto de Lei do vereador Gil Magno que institui no município a Semana da Árvore, a ser celebrada anualmente na terceira semana do mês de setembro, mês em que é comemorado o Dia da Árvore. O evento passará a fazer parte Calendário Oficial de Petrópolis.

De acordo com o autor, a ideia é estimular medidas que incentivem a preservação do meio ambiente, bem como a promoção da educação ambiental sobre a importância das árvores para melhor qualidade de vida dos cidadãos e no progresso da cidade. Para isso poderão ser realizadas palestras, confecção de cartazes e folhetos educativos, trabalhos escolares e campanhas através dos órgãos de divulgação. O texto do documento também diz que mudas de árvores poderão ser doadas pela iniciativa privada ou Poder Público.

Em sua justificativa, o autor do projeto cita que plantas, algas e árvores são essenciais para a manutenção da vida na terra, pois através da fotossíntese, transformam gás carbônico, em oxigênio. As árvores, além de oferecerem abrigo e sombra para outras espécies, garantem a manutenção da biodiversidade, diminuem a temperatura local, assim como ajudam a abastecer os lençóis freáticos com água e reduzem ruídos em grandes cidades.

"As árvores também colaboram para garantir a qualidade e quantidade do abastecimento de água, ajudam a evitar a erosão do solo que, quando acontece, carreia sedimentos que comprometem a qualidade da água. Além disso, oferecem alimento e matéria prima para as mais variadas indústrias, sendo essencial para a economia", disse Gil Magno.