Audiência pública na Câmara Municipal debate a saúde do homem e a paternidade

por juliana.fernandes — publicado 13/07/2022 20h10, última modificação 14/07/2022 07h52
Audiência pública na Câmara Municipal debate a saúde do homem e a paternidade

A audiência pública reuniu técnicos da Secretaria de Saúde, pais e mães.

Audiência pública realizada na última segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Petrópolis reuniu homens e mulheres para uma discussão importante: a saúde do homem e a paternidade. O encontro, presidido pelo vereador Yuri Moura, contou com a participação de homens e mulheres que dividem os cuidados com os filhos e com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. A deputada federal Talíria Petrone, que atua na luta pelo cuidado igualitário das crianças entre os responsáveis, também contribuiu com o tema, entrando no plenário online para falar sobre o tema.

Ao falar sobre paternidade ativa, um dos eixos da política nacional de saúde integral do homem, o vereador Yuri Moura, ao lado do vereador Domingos Protetor e do presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara Municipal, Mauro Peralta, frisou a importância da participação do companheiro durante a gestação, no pré-natal e na criação dos filhos. “A paternidade ativa é uma estratégia que acaba por passar também pela saúde do homem, já que ele se aproxima mais do sistema e tende a despertar para a necessidade do autocuidado”, frisou.

Participaram do debate a superintendente de Atenção à Saúde do Município de Petrópolis, Claudia Respeita; a coordenadora geral de áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Pereira Ramos Rodrigues; a coordenadora da área técnica de Saúde do Homem, Maria Eduarda Possato; a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, Daiane Aparecida de Carvalho Gomes; a presidente do grupo Reage Mãe, Daniela Freitas; a enfermeira Aline Furtado; a mãe, Daniela Brum; o pai Felipe Branco Motta; e o pai Vinícius Ferreira. O pai e criador de conteúdo sobre a paternidade, Sérgio Carolino, também participou da audiência de maneira remota, assim como a deputada federal Talíria Petrone.

A audiência foi marcada após constatação da baixa participação do homem nos programas municipais que fazem parte da política nacional de saúde do homem, incluindo o pré-natal do parceiro, que envolve o cuidado com a saúde também do homem no período da gestação da mulher. Para se ter uma ideia, em 2020, apenas 34 homens fizeram o pré-natal do parceiro. Em 2021, esse número aumentou significativamente, alcançando 156 homens, mas os profissionais entendem que é importante ampliar ainda mais estas ações. Neste ano, 92 homens fizeram o pré-natal do parceiro até o momento.

A audiência pública foi encerrada com a definição de projetos e indicações que podem estimular o cuidado do homem com a saúde e seu envolvimento com a paternidade, incluindo proposta de ampliação da licença paternidade e benefícios a empresas que apoiarem iniciativas neste sentido.