Câmara aprova a criação de uma central de ajuda e doações para animais

por Adriana Fradique publicado 28/10/2021 18h47, última modificação 28/10/2021 18h47
Câmara aprova a criação de uma central de ajuda e doações para animais

Vereador Domingos Protetor é autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou, na tarde de da última terça-feira (26), uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que solicita a criação e implementação de uma Central de Ajuda e Doações para Animais, vinculada à Coordenadoria de Bem-Estar Animal – COBEA.

Segundo o vereador, o número de protetores independentes e entidades vem crescendo consideravelmente, pois cada dia mais pessoas estão se sensibilizando com a causa animal e o grande desafio é arcar com os custos da alimentação, higiene, acomodação dos animais, medicamentos, atendimento veterinário, cirurgias, dentre outros.

De acordo com o projeto, Petrópolis também possui uma quantidade considerável de cães, gatos e cavalos abandonados por seus donos nas ruas, ocasionando, em muitos casos, o recolhimento destes por famílias de baixa renda e protetores de animais. “Animais demandam gastos, portanto, precisamos criar meios para auxiliar estes tutores que não têm condições financeiras”, pontua Domingos.

A Central poderá receber rações e demais gêneros alimentos para animais, perecíveis ou não, desde que em condições de consumo, medicamentos veterinários, insumos para tratamento de ferimentos, artigos de petshop e afins. “Cabe ressaltar que a ração prestes a perder seu prazo de validade nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais ou nas sedes dos fabricantes pode não ser comercializada, mas ainda terá tempo hábil para ser consumida pelos animais que estão sob a tutela de protetores e de famílias humildes, garantido assim a saúde e a vida dos mesmos”, afirma o vereador.

As doações serão recolhidas, acondicionadas e distribuídas aos protetores de animais titulares do Certificado de Protetor de Animais e em ações sociais realizadas nas comunidades do município. Além disso, todas as doações recebidas em Feiras de Adoção de Animais Domésticos e demais eventos promovidos pela COBEA, serão destinadas à Central de Ajuda e Doações para Animais.

A população também poderá apadrinhar castrações e cirurgias ou financiar o atendimento veterinário de um animal necessitado. A pessoa deverá escolher a que se destina a doação, após eleger uma das clínicas conveniadas do Executivo Municipal, e realizar a transferência bancária. Será gerado um voucher, como comprovante, destinado à COBEA. “Com isso, a saúde pública será beneficiada diretamente, já que irá diminuir a procriação descontrolada, proliferação de doenças, além de controlar o aumento de animais abandonados nas ruas”, finaliza Domingos Protetor.

Jaqueline de Oliveira Francisco da Silva
Jaqueline de Oliveira Francisco da Silva disse:
28/10/2021 18h56
Excelente iniciativa do Vereador Domingos, os animais tem sido bem defendidos por ele!
Parabéns
Comentários foram desativados.