Câmara aprova criação de UPA Animal em Petrópolis

por Gabriel Ventura Rabello publicado 14/05/2024 17h10, última modificação 14/05/2024 17h10
Câmara aprova criação de UPA Animal em Petrópolis

Vereador Eduardo do Blog

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada na quarta-feira (08), uma Indicação do vereador Eduardo do Blog que sugere ao município a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento Animal na cidade.

No texto do documento, o vereador argumenta que a saúde animal está diretamente ligada à saúde pública, uma vez que saudáveis eles deixarão de transmitir possíveis zoonoses. A UPA animal permitirá a identificação precoce e tratamento eficaz de doenças dos pets.

"A criação de uma UPA Animal demonstra compromisso com o bem-estar dos animais, proporcionando-lhes atendimento médico-veterinário adequado, prevenção de doenças, controle populacional responsável e promoção de campanhas de vacinação. Isso contribui para reduzir o abandono e o sofrimento dos animais de estimação, além de evitar a proliferação de animais em situação de rua". Queremos Petrópolis como uma referência na causa animal", disse o Eduardo que também aprovou na Câmara uma Emenda destinando R$ 100 mil para o Cobea, verba destinada à castração de animais.

A UPA Animal também irá potencializar a realização de campanhas de vacinação em larga escala, contribuindo para a imunização de animais domésticos contra doenças como a raiva, parvovirose, leptospirose, entre outras, o que não apenas protege os animais, mas também reduz o risco de transmissão de doenças aos seres humanos, promovendo a saúde coletiva.