Câmara aprova criação do Dia Municipal da Classe Trabalhadora Petropolitana

por Adriana Fradique publicado 07/06/2023 18h01, última modificação 07/06/2023 18h01

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão plenária da última terça-feira (06), um Projeto de Lei de autoria da vereadora Júlia Casamasso (Coletiva Feminista Popular) que solicita a criação do “Dia Municipal da Classe Trabalhadora Petropolitana", a ser comemorado anualmente no dia 9 de junho, dia do assassinato de Leonardo Candu, operário petropolitano assassinado durante manifestação em 1935.

A proposta prevê que a data passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município, além de instituir a “Semana Municipal pela Memória das Lutas Operárias”. Nesta ocasião, serão realizadas atividades de conscientização sobre o tema, por meio de campanhas, palestras, circuitos de conversas e eventos que debatam a cidade como um espaço histórico nos conflitos sociais inerentes à disputa política nacional e internacional principalmente na década de 1930.

O projeto apresentado contextualiza a história de Petrópolis ressaltando as lutas da classe trabalhadora contra problemas como desigualdade social e más condições de trabalho. "Na década de 1930, trabalhadores de diferentes áreas se uniram na Aliança Nacional Libertadora (ANL), que tinha sua sede no sindicato dos têxteis. Eles resistiram com força a movimentos voltados ao combate do comunismo e avanço do fascismo no Brasil. Petrópolis se destacou nacionalmente durante esse período como 'Cidade Libertadora', pois a classe trabalhadora organizada conjugou suas bandeiras nas lutas pela redução da jornada de trabalho e melhores salários, combatendo o integralismo, o imperialismo e o latifúndio", explica Júlia.

No ano de 1935, o trabalhador têxtil Leonardo Candu foi assassinado com um tiro na cabeça durante manifestação na frente da sede da Ação Integralista Brasileira na rua Nelson de Sá Earp. Candu, na época, se tornou símbolo da luta da classe trabalhadora, inspirando uma greve de mais de uma semana e com repercussão nacional. "Propor que o dia 9 de junho se torne o 'Dia Municipal da Classe trabalhadora Petropolitana' é, entre outras coisas, permitir  o  resgate das lutas operárias dos anos 1930 na cidade de Petrópolis e construir uma contranarrativa na qual a classe trabalhadora exista de forma organizada, combativa e protagonista de um legado que nos permite articulações libertadoras até os dias atuais", finaliza a vereadora.

A proposta aguarda apreciação do Poder Executivo.