Câmara aprova criação do Dia Municipal da Imprensa em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 14/09/2023 17h24, última modificação 14/09/2023 17h24
Câmara aprova criação do Dia Municipal da Imprensa em Petrópolis

Vereador Léo França

A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (14) o Projeto de Lei Nº 2672/2023 de autoria do vereador Léo França (PSB) que institui no calendário oficial de Petrópolis o Dia Municipal da Imprensa – Jornalista Antônio Carlos Marques. A data será comemorada sempre na primeira segunda-feira do mês de julho de cada ano e, além de prestigiar os profissionais da área de comunicação, vai homenagear o jornalista petropolitano Antônio Carlos Marques, que faleceu no ano de 2021 vítima da covid -19.

“Essa é uma forma justa de reconhecer e homenagear os profissionais da área de comunicação de Petrópolis, responsáveis por levar com transparência e credibilidade às notícias à população. O trabalho realizado pela categoria é fundamental para a manutenção da democracia”, disse Léo França.

O Projeto prevê que no dia celebração, os profissionais da área de comunicação das empresas com sede em Petrópolis – jornais, revistas, rádios, TVs, agências de publicidades e entre outras – poderão receber folga remunerada, sendo estes jornalistas, publicitários, cinegrafistas, diagramadores, revisores, designers, fotógrafos, estagiários e afins.

Sobre o homenageado

Antônio Carlos Marques, o Carlinhos – como era carinhosamente chamado por todos, foi um visionário na área jornalística de Petrópolis. Durante sua passagem pela redação do Diário de Petrópolis, quando ainda não se imaginava a proporção que a internet ganharia, ele idealizou o site do referido jornal – uma marco para época, se dedicando plenamente ao projeto até seus últimos dias.

Apaixonado pela profissão, Carlinhos contribuiu com a formação de diversos jovens que iniciaram suas carreiras no jornalismo petropolitano e, que, atualmente, se destacam em grandes veículos de imprensa do Brasil.

“Carlinhos dedicou mais de 40 anos de sua vida ao jornalismo, onde deixou um legado de profissionalismo, comprometimento e dedicação ao trabalho”, finaliza o vereador. O projeto, agora, segue para análise do Executivo Municipal.