Câmara aprova criação do Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Encefálico
A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nesta terça-feira (18), em segunda discussão, Projeto de Lei (4271/2022) do vereador Marcelo Lessa que prevê a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Encefálico (AVE). O objetivo é ampliar a conscientização sobre o tema, capacitar cidadãos a identificar fatores de risco e desenvolver ações de prevenção à doença.
O projeto aprovado prevê a realização de palestras, discussões, rodas de conversa e eventos com especialistas para discutir o estilo de vida, as dificuldades, as pressões e demais agravantes para a ocorrência do AVE, além de chamar atenção para a importância do acompanhamento de rotina e da orientação técnica para pessoas de grupos considerados de risco.
O vereador Marcelo Lessa lembra que dados da Associação Brasileira de Neurologia mostram que o Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a segunda causa de morte no país e também no mundo, ficando atrás apenas da doença isquêmica cardíaca.
“É importante que as pessoas saibam que 90% dos AVEs estão ligados a fatores que podem ser modificados, relacionados especialmente a mudanças no estilo de vida, com a prática de exercícios, a promoção de hábitos saudáveis e acompanhamento médico de rotina, entre outros. Nossa intenção é garantir que as pessoas tenham conhecimento e sejam estimuladas a adotar medidas de prevenção capazes de reduzir os riscos de AVE”, finaliza o vereador autor do projeto.
O projeto de Lei, agora, segue para sanção do Poder Executivo.