Câmara aprova inclusão do projeto "Alimentação Consciente nas Escolas"

por Adriana Fradique publicado 08/10/2021 14h46, última modificação 08/10/2021 14h46
Câmara aprova inclusão do projeto "Alimentação Consciente nas Escolas"

Vereador Domingos Protetor (PSC) é o autor da proposta

CÂMARA MUNICIPAL APROVA A INCLUSÃO DO PROJETO "ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE NAS ESCOLAS"

Na tarde de ontem (06), a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei de autoria do vereador Domingos Protetor que solicita a inclusão do projeto "Alimentação Consciente nas Escolas" na Rede Municipal de Ensino de Petrópolis.

A proposta busca incentivar mudanças nas políticas alimentares de instituições que servem refeições em larga escala, totalmente sem custo para o poder público. “O grande objetivo, além da conscientização sobre a questão do meio ambiente e dos animais, é mostrar para os pais que muitas vezes não têm condições financeiras e substituem a carne por enlatados, embutidos ou industrializados, que existe a possibilidade de fazer uma alimentação balanceada, nutritiva e barata sem a presença de proteína animal”, afirma o vereador.

Além disso, a criação de gado para o corte, por exemplo, está diretamente ligada a crises ambientais, como o desmatamento e uso exagerado de água. “A intenção não é ser radical e, simplesmente, retirar a carne, mas sugerir receitas elaboradas com outros ingredientes”, explica Domingos.

O projeto também propõe que as instituições da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis forneçam, pelo menos uma vez por semana, cardápio exclusivamente vegetariano ou vegano. “Queremos conscientizar os alunos e seus familiares de que embora comer carne seja uma tradição, existe um outro lado, que inclui a questão do sacrifico animal e também de poluição ao meio ambiente. Este projeto é uma forma de fazer com que as pessoas se informem e possam ter o discernimento de qual caminho vão querer seguir”, diz.

O cardápio sugere que o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais seja maior e que os alunos reduzam a ingestão de gordura saturada, promovendo, assim, hábitos alimentares saudáveis de baixo custo para as crianças e suas famílias, além de prevenir doenças, como obesidade, diabetes e câncer. “Atualmente, o alimento de origem animal é extremamente caro. As classes menos favorecidas não têm condição de comprar esses insumos e substituem por alimentos de baixa qualidade e sem função nutritiva, criando jovens desnutridos e com falta de vitaminas", comenta o vereador.

O vereadorconta que o projeto também inclui o treinamento de nutricionistas, de equipes de cozinha e do setor responsável pela compra da merenda, além da realização de atividades para conscientização da comunidade escolar, visando promover a educação nutricional.

O Projeto de Lei segue para análise do Executivo.