Câmara aprova indicação para monitoramento de colégios pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública e a criação do app "Escola Segura"

por Tarsila Rangel publicado 29/03/2023 19h33, última modificação 29/03/2023 19h33

Vereador Domingos Protetor

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (29), duas indicações legislativas de autoria do vereador Domingos Protetor que visam a melhoria da segurança na rede municipal de ensino de Petrópolis. Uma delas cria o aplicativo "Escola Segura" e outra solicita ao Executivo edição de norma que inclua os colégios no sistema de monitoramento da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública - SEOP.

O texto aprovado reforça que a violência contra alunos e educadores vêm se intensificando nos últimos anos e precisa ser combatida. "Essa semana acompanhamos um episódio lamentável, em uma escola estadual de São Paulo, em que quatro estudantes foram feridos e uma professora foi morta a facadas por um aluno. Ainda de acordo com pesquisas, nos últimos anos foram registrados mais de 20 ataques com violência extrema em escolas no Brasil. Não podemos deixar que esses números cresçam! Com a criação do app 'Escola Segura', os alunos poderão acionar as forças de segurança do município, através de seus celulares, para reportar casos em que a vida e a integridade física estejam em risco", justifica Domingos Protetor.

Já o monitoramento das escolas através do SEOP, de acordo com o vereador, tem como objetivo prevenir possíveis casos de violência e criar soluções de segurança. "Este é um assunto profundo, que merece atenção, pois mexe com vidas. Precisamos trabalhar o psicológico das crianças a fim de acabar com a violência no sistema educacional", finaliza.

As indicações aguardam análise do Poder Executivo.