Câmara aprova programa que estimula exercícios ao ar livre em locais públicos

por Demetrio do Carmo publicado 29/05/2024 18h19, última modificação 29/05/2024 18h19

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (29), um Projeto de lei, de autoria do vereador Gil Magno, que institui no município o programa "Petrópolis ao Ar Livre", que visa estimular a prática de exercícios físicos em todas as faixas etárias.

De acordo com o texto do PL, o programa poderá acontecer nas praças, parques e demais locais públicos apropriados, com a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida à população, promovendo mais saúde. As academias ao ar livre, serão equipadas com os aparelhos de ginásticas já existentes, que deverão conter informações de orientação e forma de utilização.

O Executivo municipal poderá disponibilizar, de acordo com os recursos disponíveis, equipe responsável, composta por profissionais de Educação Física com curso superior e registro no conselho de Educação Física, assim como também Médicos e Enfermeiros. Também poderão fazer parte das equipes, estudantes dos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem que tenha benefício de Bolsa Universitária Municipal, Estadual e Federal. O município também poderá firmar convênios ou parcerias com empresas e demais instituições.

Ainda de acordo com o documento, nos bairros caberá às associação de moradores zelar e cuidar da academia a fim de evitar furto ou danos aos equipamentos instalados. As atividades físicas a serem realizadas nas academias de ginástica terão horário e condições gerais de exercícios fixados de acordo com as normas a serem estabelecidas pelo órgão competente e de total forma gratuita.

"O projeto tem como objetivo estimular os usuários à prática regular de exercícios físicos, auxiliando na diminuição das doenças relacionadas ao sedentarismo podendo, consequentemente, reduzir os custos públicos com a saúde pública", justificou Gil Magno.

A proposta segue para a análise do Executivo.