Câmara aprova projeto de lei que declara a "Feira Deguste" como patrimônio cultural imaterial em Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 28/06/2024 12h30, última modificação 28/06/2024 12h30

vereador Júnior Coruja

Nesta terça-feira (25), foi aprovado o Projeto de Lei Nº 2576/2024, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja. A iniciativa declara a Feira Deguste como Patrimônio Cultural Imaterial do município, reafirmando seu papel na identidade e legado cultural petropolitano.

A Feira Deguste, realizada no segundo final de semana de cada mês na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), tem se destacado desde sua fundação em janeiro de 2016 como um espaço fundamental para a promoção da cultura cervejeira local. O evento não apenas celebra a diversidade de cervejas artesanais da região, mas também é um ponto de encontro para a gastronomia local e apresentações musicais, contribuindo significativamente para a economia e o turismo da cidade.

O projeto reconhece não apenas o valor histórico e cultural da Feira Deguste, mas também sua importância como um espaço de integração social e turística, promovendo o intercâmbio cultural e enriquecendo o patrimônio imaterial de Petrópolis. A decisão reflete um esforço conjunto do Poder Público e da sociedade para preservar e valorizar manifestações culturais que definem a identidade local.

"Nosso compromisso agora é continuar apoiando eventos como a Deguste, garantindo que nossa história seja contada e nossas tradições sejam preservadas para as futuras gerações. Este reconhecimento vai além de um título, é o resultado de um trabalho árduo para preservar e promover nossa cultura cervejeira local, nossos empreendedores gastronômicos e nossos talentos musicais. É um investimento na nossa economia, pois atrai turistas, movimenta o comércio local e fortalece nossa identidade como a Capital Estadual da Cerveja.", declara o vereador.

A proposta segue para a análise do Executivo.