Câmara aprova projeto de lei que declara o Lago de Nogueira como patrimônio natural em Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 14/06/2024 11h56, última modificação 14/06/2024 11h56

vereador Junior Coruja

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nesta quinta-feira (13) o projeto de lei que declara o Lago de Nogueira, localizado na Avenida Milton de Souza Carvalho, como Patrimônio Natural do município. O projeto, de autoria do vereador Júnior Coruja, tem como objetivo principal a preservação e valorização desse importante espaço natural e cultural da cidade.

Esta medida tem como objetivo assegurar a proteção ambiental da área, promovendo a conservação da biodiversidade local e a manutenção das características naturais que tornam o lago um ponto de referência ecológica e cultural para os moradores e visitantes da cidade.

Segundo o vereador, "A declaração do Lago de Nogueira como Patrimônio Natural é um passo para garantir que esse espaço permaneça preservado para as futuras gerações, além de valorizar um local que já é muito querido pela comunidade."

Um dos pontos de destaque do projeto é a futura instalação do Jardim Botânico de Nogueira na área circundante ao lago. Essa iniciativa idealizada pelos moradores da região, visa criar um espaço dedicado à preservação sustentável da flora e fauna locais. O jardim botânico funcionará como um importante centro de educação ambiental e pesquisa científica, além de ser um atrativo turístico que fortalecerá o turismo sustentável na região.

Reconhecido como um espaço público ideal para atividades de lazer, como caminhadas e piqueniques em família, este local é famoso por fazer parte do Circuito das Cerejeiras de Petrópolis, um evento anual que acontece entre o final do outono e o início do inverno, onde as cerejeiras ao redor do lago florescem, criando um espetáculo natural que encanta moradores e turistas.

"A preservação do Lago de Nogueira não só garante um ambiente saudável para a prática de atividades ao ar livre, mas também promove o turismo sustentável, que é fundamental para o desenvolvimento econômico responsável de nossa cidade," afirmou o vereador Júnior Coruja.