Câmara aprova projeto de lei que promove saúde bucal infantil em Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 08/05/2024 17h32, última modificação 08/05/2024 17h32
Câmara aprova projeto de lei que promove saúde bucal infantil em Petrópolis

vereador Júnior Coruja

A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (08), o Projeto de Lei nº 1750/2023, de autoria do presidente da câmara, vereador Júnior Coruja, que institui a campanha "Julho Laranja" no município de Petrópolis. Esta iniciativa tem como principal objetivo incentivar os cuidados com a saúde bucal e odontológica em crianças, promovendo hábitos saudáveis e buscando prevenir anormalidades dento faciais.

A Campanha Julho Laranja conscientizará pais e responsáveis sobre a importância da saúde bucal desde os primeiros anos de vida das crianças através de palestras, debates, distribuição de materiais educativos, exposições práticas e campanhas publicitárias. Esta iniciativa visa destacar os benefícios de uma boa saúde bucal não apenas para a estética, mas também para a qualidade de vida das crianças e adolescentes.

A campanha também buscará promover o desenvolvimento de hábitos saudáveis em bebês, como a higiene bucal, o aleitamento materno, a introdução de uma alimentação balanceada e a não utilização de chupetas, mamadeiras ou sucção de dedo, fatores essenciais para o bem-estar integral dos pequenos.

De acordo com o vereador Júnior Coruja, autor da proposta, a infância é o período ideal para iniciar os cuidados com a saúde bucal, evitando assim problemas futuros como má oclusão dentária e outros problemas relacionados ao desenvolvimento da arcada dentária e dos ossos da face.

"Através da Campanha Julho Laranja, esperamos intensificar os cuidados odontológicos precoces e promover a prevenção de problemas bucais nas crianças desde o nascimento. Queremos garantir que nossas crianças cresçam com sorrisos saudáveis e felizes, e isso começa com a adoção de hábitos simples, mas fundamentais, desde os primeiros meses de vida", afirmou o vereador.

O projeto prevê a possibilidade de estabelecer convênios e parcerias com entidades públicas e privadas para fortalecer a execução da campanha, garantindo assim um alcance mais amplo e efetivo.

O projeto de lei agora segue para apreciação do Poder Executivo.