Câmara aprova projeto de lei que reconhece Petrópolis como cidade Pet Friendly

por Adriana Fradique publicado 25/11/2021 15h11, última modificação 25/11/2021 15h11
Câmara aprova projeto de lei que reconhece Petrópolis como cidade Pet Friendly

Vereadores Domingos e Maurinho são os autores do projeto de lei

A Câmara Municipal aprovou, na tarde desta quarta-feira (24), o projeto de lei que reconhece Petrópolis como cidade Pet Friendly, com lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são aceitos.

O projeto, de autoria dos vereadores Maurinho Branco (DEM) e Domingos Protetor (PSC), tem como objetivo incentivar e promover a convivência e o turismo de tutores e seus animais.

"A ideia é promover e valorizar o bem-estar animal incentivando a convivência entre seres humanos e animais nos locais públicos e privados, de acordo com as especificidades de cada um", explica o vereador Maurinho Branco.

Para o vereador Domingos, a essência do Pet Friendly é entender que os animais de estimação são importantes para seus donos. “Nesse sentido, os locais devem se preparar para recebê-los e, quando possível, promover a adaptação do espaço para que os animais possam frequentá-lo espaço e ter uma boa convivência no ambiente”, diz.

De acordo com o texto aprovado, a Prefeitura poderá estabelecer canais de divulgação de estabelecimentos Pet Friendly, conceder benefícios e incentivos fiscais para estas empresas e promover a adaptação dos espaços de convivência pública para o lazer e bem-estar animal, a fim de possibilitar o incremento das atividades turísticas.

O projeto também autoriza a criação do selo “PET FRIENDLY” em âmbito municipal a ser concedido a lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são aceitos em seus interiores.

O documento aguarda análise do Poder Executivo.