Câmara aprova projeto sobre prevenção de doenças cardiovasculares

por juliana.fernandes — publicado 29/08/2023 17h47, última modificação 29/08/2023 17h47

A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (29), o Projeto de Lei nº 5313/2021, de autoria do vereador Eduardo do Blog (REP), que institui no calendário de eventos da Cidade a Semana Municipal de Prevenção e Informação Sobre Doenças Cardiovasculares.

Segundo o texto do projeto, o evento acontecerá anualmente no mês de setembro, quando ocorre a Semana Nacional do Coração. A iniciativa inclui na programação diversos eventos educativos e informativos acerca da prevenção e do tratamento de doenças cardiovasculares. Também estão previstos treinamentos específicos para o atendimento de emergências, com orientação profissional e parcerias com universidades e demais entes da sociedade civil.

"Sabemos que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte de mulheres no mundo, chegando a responder por um terço dos óbitos anuais. O enfrentamento destas doenças no Brasil requer uma abordagem multidisciplinar de longo prazo. A colaboração entre profissionais de saúde, governantes e a sociedade civil é fundamental para implementar políticas eficazes de prevenção, detecção precoce e tratamento", justificou o vereador.

O projeto segue agora para a sanção do Executivo.