Câmara aprova três indicações dentro do tema "Cidade Inteligente"

por Adriana Fradique publicado 20/10/2021 17h58, última modificação 20/10/2021 17h58
Câmara aprova três indicações dentro do tema "Cidade Inteligente"

Vereador Gil Magno (DC) é autor das indicações

A Câmara aprovou importantes indicações com objetivo de deixar Petrópolis mais próxima do conceito de “cidade inteligente”, que é um dos focos do mandato do vereador Gil Magno (DC), autor das propostas. A cidade inteligente é reconhecida por usar estrategicamente energia, materiais, serviços de informação e comunicação que facilitem o desenvolvimento econômico e melhorem a qualidade de vida da população.

Uma das indicações aprovadas solicita que o Executivo crie um canal de comunicação institucional, que seja integrado ao site da prefeitura por meio de um aplicativo de celular, com o objetivo de simplificar e facilitar o acesso das pessoas às informações e aos serviços públicos.

De acordo com o vereador, ao simplificar essa interação, aumenta-se a eficiência da administração pública. “Dessa maneira, os serviços ficam disponíveis com facilidade por meio do uso da tecnologia, com acesso a uma única plataforma digital, que é o aplicativo”, explica.

Outra proposta de Gil Magno que segue para avaliação do prefeito é a empresa responsável pelo contrato de iluminação pública de Petrópolis instalar placas de identificação com QR Code nos postes de luz, para maior praticidade na identificação do local na abertura de chamados e ocorrências, otimizando a resolução dos problemas dos postes na cidade.

Outra indicação também aprovada sugere a necessidade de estudos de viabilidade econômica e financeira com apoio PPP (Parceria Público Privado) para aquisição de ônibus elétrico e/ou híbrido para compor o sistema de Transporte Público com gratuidade para passageiros devidamente identificados e cadastrados, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

- Essa é mais uma forma de adaptar o nosso município ao conceito de cidade inteligente. No caso dos ônibus, ajuda a reduzir a desigualdade e a pobreza, especialmente após os impactos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19, possibilitando a locomoção de pessoas que estão, por exemplo, a procura de emprego e ainda é feito de uma maneira sustentável-, finaliza o vereador.