Câmara derruba veto ao PL que cria a carteira do diabético em Petrópolis

por Demetrio do Carmo publicado 13/05/2024 13h35, última modificação 13/05/2024 13h35

A Câmara Municipal derrubou, em sessão ordinária realizada na quarta-feira (08), o veto do Executivo ao Projeto de Lei, de autoria do vereador Eduardo do Blog, que cria a carteira de identificação para diabéticos. O documento, além de identificar o paciente, vai trazer informações importantes como as medicações utilizadas, número dos documentos, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda indicativos sobre o tipo de diabetes. Na carteira constará também o alerta: "Paciente diabético, em caso de emergência, informar esta condição ao médico atendente".

"Os diabéticos não dispõem de dispositivo legal de identificação, senão apenas do laudo médico pessoal, em papel, que precisam levar em todo deslocamento. Infelizmente, não é rara a ocorrência de atendimentos de urgência onde muitas vezes recebem tratamento inadequado", justificou o vereador que também é diabético.

O projeto agora aguarda a promulgação pela Casa Legislativa.