Câmara Municipal aprova criação do “Dia de Conscientização para a Prevenção da Lesão Medular”

por Tarsila Rangel publicado 15/10/2024 17h26, última modificação 15/10/2024 17h26

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (15) um projeto de lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz, instituindo o “Dia de Conscientização para a Prevenção da Lesão Medular”, a ser celebrado anualmente em 13 de setembro. A data, agora, integra o calendário oficial de eventos do município e busca promover ações educativas e de prevenção sobre um dos acometimentos de maior impacto físico, psíquico e social.

Segundo a proposta, o dia poderá ser marcado por campanhas, palestras, feiras e seminários que abordem os cuidados necessários para evitar lesões medulares e as melhores práticas de atendimento às pessoas afetadas. “A lesão medular é uma condição devastadora, que afeta não só o corpo, mas também a mente e a vida social do paciente. Nosso objetivo é conscientizar a população e orientar profissionais para que possamos prevenir esse tipo de trauma e, ao mesmo tempo, melhorar o acolhimento e a reintegração social dos afetados”, destacou a vereadora Gilda Beatriz.

Com a aprovação do projeto, espera-se ampliar o conhecimento sobre a importância da prevenção e fortalecer o trabalho integrado dos profissionais de saúde no atendimento às pessoas com lesão medular. A iniciativa destaca que o cuidado com esses pacientes deve começar no primeiro atendimento e seguir até sua plena inclusão social e econômica.

A vereadora concluiu afirmando que a criação do dia de conscientização é um passo importante para o município. “Queremos sensibilizar a sociedade para os desafios enfrentados por essas pessoas e, ao mesmo tempo, mostrar que com prevenção e acolhimento adequado é possível garantir uma vida digna e ativa para todos”, finaliza.

A proposta foi encaminhada ao Poder Executivo e aguarda análise.