Câmara Municipal aprova indicação legislativa que institui o Selo Escola Saudável

por Tarsila Rangel publicado 23/08/2023 18h52, última modificação 23/08/2023 18h52

Vereador Júnior Paixão

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (23) uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão a qual institui o Selo Escola Saudável, a fim de premiar instituições e servidores de acordo com suas realizações no apoio à saúde e bem-estar dos alunos e da comunidade.

As escolas deverão contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva do colégio. "O selo foi pensado para potencializar o crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis, visando aumentar os conhecimentos, autonomia e influenciando as suas atitudes. Assim, teremos um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar vivências positivas que promovam e protejam a saúde", explica o parlamentar.

O texto aprovado sugere que o Poder Executivo crie um Comitê Temático, com a participação da sociedade civil e da Câmara Municipal para definir os critérios e condições da entrega do Selo Escola Saudável. A instituição deverá cuidar de si e dos outros, desenvolver competências para a equidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável, prevenir os principais fatores de risco com implicações na saúde, como o consumo de tabaco, de drogas e de álcool, comportamentos sexuais de risco, alimentação desequilibrada e sedentarismo, e influenciar conhecimentos, crenças, capacidades, atitudes e valores.

A proposta será analisada pelo Poder Executivo.