Câmara Municipal aprova proibição da venda e administração de medicamentos anti-cio para cães e gatos

por Tarsila Rangel publicado 26/06/2024 14h55, última modificação 26/06/2024 14h55

Vereador Domingos Protetor

De acordo com o projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal, fica proibida a venda e a administração de medicamentos anti-cio para cães e gatos no município de Petrópolis. A proposta é de autoria do vereador Domingos Protetor.

O parlamentar explica o uso indiscriminado desta medicação com objetivo de evitar o cio ou gestações indesejadas nos animais tem sido prática cada vez mais recorrente. “Porém, essa atitude pode ser considerada maus-tratos, pois causa elevadas doses de hormônios e, consequentemente, aumenta a chance de desenvolvimento de câncer ou sérias deformações de filhotes gestados. É importante ressaltar que o melhor método contraceptivo nestes animais é a castração”, pontua.

Excetua-se da proibição a medicação prescrita por médico veterinário e utilizada na forma do receituário, sendo certo que deverá, obrigatoriamente, descrever os motivos justificados da referida prescrição.

O projeto segue para apreciação da Prefeitura.