Câmara Municipal aprova que vacinas V10 e V4, para cães e gatos, sejam disponibilizadas gratuitamente
Na última quarta-feira (27), a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei, de autoria do vereador Domingos Protetor, que disponibiliza gratuitamente as vacinas V10 e V4 nas campanhas de vacinação antirrábica. O objetivo é ajudar a combater e prevenir doenças em animais domésticos, ampliando a saúde animal e a saúde pública municipal.
As vacinas múltiplas ou polivalentes, V10, em cães, previnem contra cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose tipo II, parainfluenza, coronavirose e leptospirose. Enquanto a V4, em gatos, previne contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose.
A proposta é que sejam beneficiados cães e gatos comunitários e os animais cujos tutores estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). “Vacinar os animais domésticos significa protegê-los de doenças graves que podem causar sequelas e, até mesmo, a morte. Para a saúde pública, a consequência é impedir a disseminação de doenças que podem afetar outros animais e até os seres humanos”, pontua Domingos Protetor.
A proposta segue para análise do Poder Executivo.