Câmara Municipal aprova realização de microchipagem e colocação de rastreador com GPS nos cães da Guarda Civil
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (14) Indicação Legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que sugere ao Executivo a edição de norma que determine a realização de microchipagem e colocação de rastreador com GPS nos cães da Guarda Civil de Petrópolis.
Este ano aconteceu o resgate de quatro crianças perdidas na Selva Amazônica Colombiana no qual as Forças Militares contaram com a ajuda do cachorro Wilson, que foi peça fundamental para encontrar o grupo desaparecido. O cão teria participado das buscas até o dia 07 de junho, quando foi solto para um dos pontos da mata e não voltou mais.
“Neste caso, a coleira com rastreador GPS seria essencial para que o animal também fosse resgatado. O monitoramento é muito útil nos casos de fuga, em viagens ou para rápida localização, pois o GPS funciona em qualquer lugar do mundo via satélite. Atualmente, a Guarda Civil de Petrópolis também não possui tal tecnologia nos cães e, caso seja implementada, será possível evitar situações como a ocorrida na Colômbia e dar o cuidado e segurança necessários para o bem-estar dos animais”, defende o vereador.
Os rastreadores com GPS costumam ser acoplados em coleiras, assim, o tutor controla por onde o animal se locomove. O sistema é conectado diretamente com o celular através da comunicação wireless, trocando mensagem via SMS ou e-mail, além de opções para baixar um aplicativo de controle.
A proposta aguarda análise do Poder Executivo.