Câmara Municipal promove campanha de doação de sangue

por Adriana Fradique publicado 04/08/2023 13h50, última modificação 04/08/2023 13h50

A Câmara Municipal lançou nesta semana campanha solidária para estimular a doação de sangue. A ação, intitulada Legislativo Sangue Bom, está em sua 3ª edição e tem como objetivo mobilizar equipes e também a população para garantir reforço ao estoque do Banco de Sangue Santa Teresa. A campanha é realizada anualmente e se estende até 20 de agosto.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Júnior Coruja lembrou a importância da campanha, criada por meio de Projeto de Resolução. "Todas as ações de incentivo à doação de sangue são importantes. É uma ação que salva vidas! Estamos mobilizando parlamentares, funcionários e seus familiares, além do público em geral, para que participem", explicou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, apesar do benefício – cada doação pode salvar até quatro vidas – apenas pequena parcela da população, cerca de 1,8%, é doadora de sangue. É um ato 100% voluntário e simples, mas, muitas vezes, a falta de informações e de conscientização sobre o tema dificulta a adesão de novos doadores. O resultado disso são bancos de sangue vazios.

Em Petrópolis, o Banco de Sangue Santa Teresa funciona diariamente, inclusive aos domingos e feriados, das 7h às 18h. O endereço é Rua DR. Paulo Hervê, 1130, no Bingen.

Quem quiser doar deve comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa, que funciona na Rua Paulo Hervê, número 1.130, no Bingen das 7h às 18h. Podem ser doadoras pessoas que têm de 16 a 69 anos e pesam no mínimo 50 kg. É necessário que o voluntário não tenha feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12h e que aguarde três horas após a ingestão de alimentos para fazer a doação. No local é obrigatório apresentar documento com foto.