Câmara Municipal realiza entrega do Prêmio Chico Mendes 2023

por Tarsila Rangel publicado 13/06/2023 18h51, última modificação 13/06/2023 18h51

Na próxima quarta-feira (14), às 19h, a Câmara Municipal promove a entrega do Prêmio Chico Mendes, que homenageia pessoas que tenham contribuído com suas ações e bons exemplos para a preservação do meio ambiente de Petrópolis.

A solenidade, fruto da organização da Mesa Diretora da Casa Legislativa, é realizada anualmente em junho, mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente.

Chico Mendes, que dá nome ao prêmio, foi um seringueiro que dedicou sua vida à defesa dos povos da floresta e é visto como exemplo de comprometimento em favor da justiça social e de preservação da natureza, tornando-se um ambientalista de renome mundial na década de 80.

O evento poderá acompanhado presencialmente, pela TV Câmara (Canal 98 da Speed Fiber/Tech Cable) ou pela internet, no canal da Câmara Municipal de Petrópolis no Youtube.

Confira os homenageados:

Pelo vereador Eduardo do Blog: Thais Neumann Ramos, jornalista e idealizadora da marca "Dona Lua", que trabalha com o conceito de confecção de roupas feitas de tecidos reaproveitados.

Pelo vereador Gil Magno: Julian Kronenberger, petropolitano, farmacêutico de profissão, montanhista e ambientalista por paixão. É ex-presidente do Centro Excursionista Petropolitano e atuou em conselhos da cidade como COMTUR, CONAPA e COMParnaso.

Pela vereadora Gilda Beatriz: Nietta Lindenberg do Monte, mestre em educação e licenciada em letras. Seu trabalho é voltado à proteção do Meio Ambiente e à arte educação no sul de Minas Gerais e Petrópolis.

Pelo vereador Hingo Hammes: Rafaela dos Santos Faccheti Vinhaes Assumpção, graduada em engenharia civil, atua nos seguintes temas: saúde, recursos hídricos, saneamento ambiental, gestão integrada de águas urbanas, educação ambiental e princípio da precaução.

Pela vereadora Julia Casamasso: Rosemar Gonçalves Camargo, catadora há quase 30 anos, é referência no Caxambu, onde atua como agente ecológica e também no núcleo comunitário de defesa civil do bairro.

Pelo vereador Júnior Paixão: Elisangela Constâncio Bortoloto, advogada atuante na área ambiental e cível, possui inúmeras ações de interesse ambiental, sempre visando a conciliação entre o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental.

Pelo vereador Marcelo Chitão: Jorge Gonçalves Bittencourt, se dedica à preservação da natureza e ao bem-estar da região da Rua Salomão Vianna e do bairro Humberto Rovigatti, cuidando das áreas verdes, fazendo o recolhimento de lixo nas matas e o plantio de mudas.