Câmara Municipal terá audiência pública para discutir problemas nos serviços da Enel

por yasmim.grijo — publicado 06/01/2022 18h15, última modificação 06/01/2022 18h16

Por iniciativa do vereador Júnior Coruja, a Câmara Municipal fará no dia 19 de janeiro, às 19h, uma audiência pública para discutir os problemas na prestação dos serviços da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Petrópolis. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (06), ao lado do presidente do Legislativo, vereador Hingo Hammes, que também cobrou providências da Aneel, e de comissões da Alerj e da Câmara dos Deputados solicitando apoio para garantir o cumprimento do contrato da concessionária, com melhor prestação de serviços.

As medidas têm como objetivo garantir a correção das falhas, assegurando à população não apenas um plano de emergência para casos urgentes, mas também a manutenção preventiva de toda a rede, de forma a reduzir os riscos de interrupção no fornecimento de energia.

“Precisamos entender as falhas e cobrar da concessionária as correções necessárias. A audiência pública será importante para ouvirmos tanto quem foi prejudicado quanto os representantes da Enel e buscar soluções. O que não podemos é aceitar que moradores e comerciantes fiquem até três dias contabilizando prejuízos, esperando por reparos, como vi em Araras, onde moro, por exemplo”, destacou o vereador Junior Coruja.

Hammes lembrou que é preciso cobrar soluções e acompanhar os trabalhos. Ele lembrou que, no fim do ano, a concessionária criou um cronograma para manutenção e limpeza das estruturas da rede elétrica, retirando fios, cabos e equipamentos excedentes. “É importante que o trabalho, que será iniciado agora em janeiro, tenha continuidade. Vamos acompanhar, junto ao governo municipal, a realização do serviço, cobrando outras ações e também planos eficazes para atendimento em situações de emergência. É preciso ter um plano, com uma organização operacional e equipes extras”, afirmou Hammes.

Bárbara Oliveira Silva Araújo, moradora da Fazenda Inglesa, lembra que a manutenção e os reparos são obrigação da concessionária. “Fiquei da madrugada do dia 31 até o dia 3, às 16h49, sem fornecimento de energia elétrica. No dia 2, recebi uma ligação dizendo que o serviço havia sido restabelecido, mas não era verdade. Só voltei a ter luz no dia 3. Precisamos lutar para que a empresa cumpra o que está no contrato e garanta um serviço de qualidade à população”, frisou.