Câmara promove Audiência Pública sobre violência obstétrica

por Adriana Fradique publicado 24/11/2021 15h06, última modificação 24/11/2021 15h06
Câmara promove Audiência Pública sobre violência obstétrica

A iniciativa da audiência foi do Vereador Yuri Moura (PSOL)

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (22), uma audiência pública, convocada pelo vereador Yuri Moura (PSOL), sobre violência obstétrica. O encontro reuniu mães, profissionais da saúde, poder público, doulas e assistentes sociais. Participaram também, de forma remota, os vereadores Eduardo do Blog (Republicanos), Domingos Protetor (PSC) e Octávio Sampaio (PSL).

Diante de um contexto em que parir envolve violência contra as gestantes, parturientes e puérperas, a audiência encaminhou a criação de um grupo de trabalho através da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo vereador Yuri, para que os próximos passos possam ser dados, da conscientização à fiscalização, recebendo denúncias e encaminhando para o apoio necessário, além de trabalho pelo fortalecimento dos equipamentos públicos, como a Casa da Gestante.

De acordo com o vereador, as escolhas das mulheres devem ser respeitadas. “Falar sobre escolha envolve, sobretudo, o acesso à informação sobre a gestação, parto e pós-parto e os direitos que todas essas mulheres possuem. Lembro que é de nossa autoria a lei (Lei 8.129 de 14 de abril de 2021) que determina a adoção de medidas de proteção contra a violência obstétrica e divulgação de boas práticas”, enfatiza.
O mandato do vereador Yuri também está discutindo, junto à população, o projeto de lei que prevê o acompanhamento do Parto Domiciliar na Rede Municipal de Saúde de Petrópolis. A proposta se encontra neste link: https://edemocracia.petropolis.rj.leg.br/wikilegis/bill/2

Estavam presentes no evento a doula e presidente da ONG Reage Mãe, Daniela Freitas, Daniela Brum, assessora parlamentar e ativista nas causas de proteção à mulher, Taise Ridolfe, doula e educadora perinatal, Ana Luisa, coordenadora do Centro de Referência à Mulher - CRAM, Olívia Leal, Liderança Nacional do Movimento Justiceiras e assistente social do Centro de Referência do Atendimento à Mulher, Cleo de Marco, coordenadora do CRAM, Mariana Schroeter, Enfermeira-Mestre em enfermagem e enfermeira da equipe Florescer e Rosane Borsato, coordenadora da Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos da Câmara Municipal.