Câmara realiza audiência pública para tratar de obras na Serra Velha

por Adriana Fradique publicado 23/12/2021 13h20, última modificação 23/12/2021 13h20
Câmara realiza audiência pública para tratar de obras na Serra Velha

Vereador Dudu conduziu os trabalhos da audiência

A Câmara Municipal de Petrópolis realizou na última sexta-feira, 17 de dezembro, uma audiência pública para tratar do início das obras de revitalização da RJ-107, conhecida como Estrada da Serra Velha. A iniciativa da audiência ficou por conta do vereador Dudu (MDB). Também participaram o vereador Gil Magno (DC), Jamir Carlos Bezerra, engenheiro da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem – RJ e diversos líderes comunitários da região.

O Vereador Dudu lembrou que realizou diversas reuniões com o Governo do Rio de Janeiro para chegar a uma solução para a Serra Velha, pois a má conservação da via impacta muito a vida do petropolitano. “Além de ser um cartão postal e ter importância histórica, é de uso contínuo dos moradores da região porém, a estrada está em péssimo estado”.

Jamir Carlos Bezerra, engenheiro da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem – RJ, divulgou que as obras haviam começado naquele mesmo dia mais cedo com a mobilização das equipes. Além disso, lembrou que o prazo de finalização dos serviços é de 360 dias.

Ele destacou que será uma obra de revitalização dos paralelos com melhorias operacionais, ou seja, das condições viárias, incluindo a pavimentação das curvas em concreto. “Também está prevista a manutenção e melhorias nas redes de drenagem, para a condução das águas da chuva, não deixando que elas entrem por debaixo da pavimentação e cause os danos que todos conhecem. Outro serviço é a recomposição e os acréscimos de muros de contenção”, explicou o engenheiro. O orçamento total chega a quase vinte milhões de reais.

Jamir reforçou que a Serra Velha é tombada pelo INEPAC e por conta desse tombamento “é proibido pavimentar com asfalto, devendo-se manter em sua origem de paralelos. Como as curvas têm muito atrito dos veículos, elas sim, serão em concreto”.

Já Dudu lembra que ao final da obra, tudo estará estruturado e reforçado para atender todas as demandas da população, porém levando em consideração todas as solicitações feitas pelos Institutos Históricos.