Campanha Março Lilás é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 03/12/2021 18h15, última modificação 03/12/2021 18h15
Campanha Março Lilás é aprovado na Câmara

Vereadora Gilda Beatriz (PSD) é a autora da proposta

Foi aprovado na Câmara Municipal, na sessão plenária da última quarta-feira (01), um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Gilda Beatriz (PSD) que cria a Campanha Municipal “Março Lilás - Conscientização, Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero”, a ser realizada anualmente no mês de março.

Segundo a proposta, a campanha tem caráter preventivo e visa mobilizar e conscientizar as mulheres e a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. O objetivo é alcançar mulheres de 25 a 64 anos de idade para realizarem o exame preventivo do câncer do colo do útero nas unidades de saúde.

A autora do projeto também defende a realização de mutirões para realização dos procedimentos de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras do câncer de colo uterino, por meio de consultas especializadas, colposcopia, biópsia e exérese de zona de transformação do colo do útero (EZT).

- A infecção genital por esse vírus é muito frequente e suas alterações podem ser descobertas facilmente no exame preventivo. Na maioria das vezes, não causa doença, mas, em alguns casos, ocorrem mudanças celulares que podem evoluir para o câncer -, explica a Vereadora.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o exame preventivo do câncer do colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.