Circuito Automobilístico de Rua de Petrópolis é aprovado como patrimônio histórico e cultural
Na sessão desta terça-feira (07), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou um projeto de lei, de autoria do vereador Gil Magno, que estabelece o tombamento do Circuito Automobilístico de Rua como patrimônio imaterial, histórico e cultural de Petrópolis. O projeto visa resgatar a memória da cultura automobilística local, reconhecendo a relevância de nossa cidade que foi palco de momentos emblemáticos do automobilismo nas décadas de 50 e 60 do século passado.
A proposta delimita o Circuito Automobilístico de acordo com o percurso original, incluindo Praça da Inconfidência, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Ipiranga, Rua Alberto Torres, Rua Floriano Peixoto e o retorno à Praça da Inconfidência, totalizando uma extensão de 3,2 km.
O reconhecimento deverá impulsionar atividades culturais, eventos, investimentos e exposições com a expectativa de aumentar o turismo na região, atraindo visitantes interessados na riqueza cultural e histórica representada por este patrimônio. Gil Magno destaca a importância do reconhecimento e ressalta:
- Durante décadas, o Centro Histórico da cidade foi palco de corridas, impulsionando o desenvolvimento do automobilismo brasileiro e tornando Petrópolis um celeiro de grandes pilotos e equipes reconhecidas nacional e internacionalmente-, destaca Gil.
O projeto segue para análise do poder executivo.