Comissão da Câmara e Forças de Segurança realizam operações contra exploração infantil em Petrópolis
Fruto da reunião realizada na última terça-feira (28), a Força Tarefa composta pela Câmara Municipal, por meio da Comissão Permanente de Defesa da Criança e do Adolescente, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Fiscalização de Posturas e Guarda Civil Municipal realizou nesta quinta-feira (30) uma grande operação para coibir exploração infantil, assédios, ameaças e intimidações, que estariam sendo praticadas por ambulantes vindos de fora do Município que atuam de forma irregular em Petrópolis. O trabalho conjunto foi alinhado após o recebimento de várias denúncias que apontavam a prática de crimes.
Presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, o vereador Eduardo do Blog (REPUBLICANOS), lembrou que o tema foi inclusive debatido em audiência pública, na qual as autoridades iniciaram o alinhamento de ações conjuntas para enfrentamento dos problemas denunciados por pais de estudantes de escolas do 1º distrito e por comerciantes.
"Estamos falando de algo que nos preocupa e que exige de todo o Poder Público ações efetivas que sejam capazes de impedir estas práticas criminosas, como a utilização de crianças para vendas e pedidos diversos", explicou o parlamentar.
O comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Celso Jorge Lydia Filho, participou da operação e garantiu que, conforme solicitação da Câmara Municipal, estas fiscalizações em conjunto serão frequentes. Ele reiterou a importância de as vítimas registrarem esses casos na polícia, para que sejam investigados e concluídos.
Além das operações, outras ações deverão ser alinhadas em conjunto com o Ministério Público - Infância e Juventude e o Juízo da Infância, da Juventude e do Idoso.