Comissão organiza força-tarefa contra exploração infantil em Petrópolis
A Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal realizou reunião na noite dessa terça-feira (29) com o objetivo de alinhar ações conjuntas entre autoridades competentes para apurar denúncias de exploração infantil no centro histórico de Petrópolis. A reunião foi conduzida pelo Vereador Eduardo do Blog, Presidente da Comissão, contando também com a participação dos Vereadores Léo França e Gilda Beatriz.
- Nosso objetivo com essa reunião é unir Polícia Militar, Conselho Tutelar e Poder Executivo para apurarmos denúncias de exploração infantil em pontos da cidade. Esse é um espaço de comunicação e cooperação entre as entidades. Com isso, esperamos alcançar uma solução efetiva -, explicou o Vereador Eduardo do Blog.
O Tenente-Coronel Celso Jorge Lydia Filho, comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, disse que a Corporação já vem atuando nesse problema, mas lembrou da importância das denúncias. “Nossa atuação ocorre quando há um crime, por isso pedimos às pessoas que se sentirem coagidas que façam a denúncia”, explicou o Tenente-Coronel.
“Pela comunicação entre as entidades através da reunião pudemos organizar operações com participação tanto da Polícia Militar quanto do Conselho Tutelar, que atuarão de modo cooperativo a partir de então. Com essas ações conjuntas, buscamos coibir práticas de exploração infantil no Município. Estabelecemos ainda reuniões periódicas para que possamos avaliar a efetividade dessas operações. Já o nosso próximo encontro será realizado junto à Promotoria da Infância e Juventude de Petrópolis, com o Promotor de Justiça - Dr. Odilon Lisboa Medeiros e também com o Juiz de Direito - Dr. José Cláudio Fernandes”, finalizou Eduardo do Blog.
Conselheiros Tutelares relatam falta de estrutura
Durante a reunião, os Conselheiros presentes pediram ajuda aos Vereadores para interceder junto ao Poder Executivo.
Mérilen Dias, Conselheira Tutelar do Centro, relatou a falta de automóveis, motoristas, profissionais de assistência social, citando ainda problemas estruturais no imóvel onde funciona o Conselho Tutelar. “Foram mais de 3.600 atendimentos neste ano. Temos diversos problemas e os insumos não chegam ao órgão. Precisamos de uma estrutura mais adequada para desenvolvermos os trabalhos”, relatou a Conselheira.
Os Vereadores Eduardo do Blog e Gilda Beatriz se comprometeram a realizar uma visita ao espaço para identificar os problemas e auxiliar por melhorias. O Vereador Eduardo do Blog informou sobre a possibilidade de indicação de verbas do orçamento impositivo para uma melhor estruturação do Conselho Tutelar em Petrópolis.