Dia Mundial dos Animais: Petrópolis evolui em políticas públicas em prol da causa

por Adriana Fradique publicado 06/10/2021 15h58, última modificação 06/10/2021 15h58

Vereador Domingos Protetor (PSC)

Hoje, dia 4 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais e Petrópolis tem motivos de sobra para comemorar a data, já que nos últimos anos a causa ganhou mais visibilidade e mais ações em prol dos animais. Provando que o bem estar dos animais está mesmo no consciente das pessoas, tivemos o resultado do plebiscito realizado em 2018, no qual mais de 117 mil petropolitanos votaram pelo fim da charrete de tração animal.

Outro fator que aponta esse crescimento da preocupação com a causa animal na cidade foi identificado nas últimas eleições, quando Domingos Protetor, candidato totalmente atuante na causa, foi eleito o 5º vereador mais votado do município. “Tais fatos mostram a sensibilidade da população de Petrópolis em relação aos animais. Como vereador, posso dizer que essa realidade ainda vai melhorar, pois existem diversas propostas, projetos e atividades que desejamos implementar ao longo do mandato”, afirma.

Segundo o vereador, uma de suas propostas é tratar a causa animal desde a base. “No Brasil, a preocupação com esta bandeira ainda é recente. Há muito se fala de saúde, educação e segurança, mas a política em prol dos animais é algo que ganhou projeção apenas na última década. É uma matéria que ainda está engatinhando e deve ser tratada com pensamento para longo prazo”, reforça o parlamentar, informando, ainda, que seus projetos são pensados visando resolver problemas emergenciais, como a questão da castração para os animais abandonados, e também em longo prazo, começando pela educação.

Exemplo disso foi o Projeto de Lei aprovado na semana passada, na Câmara Municipal, que inclui no currículo escolar do município a matéria de bem estar e direito dos animais. “Com este conteúdo educativo, desde criança o indivíduo irá entender que o animal é um ser que tem direitos, que convive conosco, que temos responsabilidade sobre eles e devemos tratá-los com dignidade. Assim será possível criar uma sociedade consciente e preocupada com os animais”, relata Domingos.

Outro projeto de autoria do vereador que já virou Lei (8.174 de 22/09/2021) na cidade é a “Semana Eu Freio para os Animais”, que visa realizar ações de educação no trânsito para conscientizar, prevenir e combater acidentes envolvendo animais, sempre na terceira semana do mês de maio, fazendo parte, então, da Campanha “Maio Amarelo”. “Por meio de políticas integradas, faremos ações que expliquem os direitos dos tutores de animais atropelados e os deveres dos motoristas que provocarem o acidente”, comenta.

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE NAS ESCOLAS – Para amanhã (05), está prevista a votação de mais uma importante proposta de Domingos Protetor: a inclusão de uma alimentação saudável e consciente na Rede Municipal de ensino de Petrópolis. O projeto propõe a redução da proteína animal e a criação de um dia de cardápio vegetariano ou vegano para os alunos. “A intenção é que as famílias que não têm condições de comprar um produto de origem animal de qualidade, em vez de comprar um produto industrializado e que faz mal à saúde, como a salsicha, por exemplo, troque o cardápio por algo mais em conta financeiramente, porém com o mesmo ou mais nutrientes, deixando a criança mais saudável”, finaliza o vereador.