Em obras para sanar problema de infiltrações, Palácio Amarelo terá Plano de Manutenção Preventiva
Considerado um dos principais cartões-postais de Petrópolis, o Palácio Amarelo, sede da Câmara Municipal de Petrópolis, terá um plano de manutenção preventiva que vai garantir a preservação do imóvel para as próximas gerações. O documento está sendo elaborado por meio de parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e será disponibilizado junto com a entrega das obras no imóvel, cuja estrutura original foi construída em 1850.
A primeira etapa da reforma já foi iniciada, pelo telhado, em trabalho que está sendo acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e também pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que mantém há dois anos convênio com o Legislativo Municipal para mapeamento das necessidades do imóvel e orientação para a realização do trabalho, de maneira a garantir a preservação do patrimônio. Os passos seguintes serão a revisão de toda a rede hidráulica e elétrica da Casa, reforma dos gabinetes e banheiros, revitalização da fachada e restauração do espaço, em especial o Salão Hermogênio Silva, onde são realizadas as sessões plenárias.
“O Palácio Amarelo é um patrimônio da cidade que precisa ser devidamente preservado. É um imóvel antigo com problemas crônicos com origem no telhado. O imóvel tem infiltrações que acabaram, ao longo dos anos, ocasionando uma série de outros problemas”, explicou o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, acrescentando que, por serem questões graves e que demandam equipes especializadas e também para facilitar a análise e aprovação dos projetos junto aos órgãos competentes, os trabalhos foram divididos em etapas.
Após a conclusão das obras, que estão sendo registradas e documentadas pela própria equipe da Casa e também pela UERJ, a Câmara Municipal receberá um plano de manutenção preventiva, documento que deverá nortear as ações do Legislativo para preservação do imóvel, incluindo manutenção das redes elétrica e hidráulica, limpeza de calhas e pintura periódica. “Cuidar de um patrimônio como este demanda atenção especial. O Plano de Manutenção Preventiva vai orientar o que deverá ser feito e com que periodicidade. É uma ação que vai garantir a continuidade do trabalho de preservação, independente de quem estiver à frente do Legislativo”, frisou Júnior Coruja.
As obras no telhado devem estar concluídas no primeiro trimestre de 2024, abrindo caminho para as fases seguintes. A partir de janeiro, para garantir a segurança tanto dos funcionários da Casa quanto dos visitantes e também para facilitar e agilizar os serviços, os gabinetes dos vereadores e alguns setores da Casa funcionarão provisoriamente em outro endereço, também no Centro, na Rua Barão do Amazonas, 46. O espaço já passou por adaptação para receber a estrutura do Legislativo. Apesar da mudança, as sessões plenárias continuarão sendo realizadas no Palácio Amarelo, estando autorizada a participação remota dos parlamentares.