Encontro visa a criação de Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico para Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 30/06/2021 17h00, última modificação 30/06/2021 19h30

No último dia 21 de junho, o Presidente da Câmara Municipal, Fred Procópio se reuniu, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o atual Secretário Estadual de Desenvolvimento, deputado Vinicius Farah, o Prefeito Interino, Hingo Hammes, o Secretário Municipal, Marcelo Soares e com o Secretário de Planejamento, Dalmir Caetano, para elaboração de um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico para Petrópolis.
O grupo de trabalho visa a desburocratização para empresas que querem se estabelecer em Petrópolis. “É importante deixar claro para o empresário quais atividades econômicas são permitidas na cidade. Portanto, iremos debater as principais pautas de curto, médio e longo prazo, a fim de fazer com que o município cresça e se desenvolva ao máximo no pós-pandemia. Uma das medidas estudadas será, por exemplo, a agilidade de emissão de alvarás”, explica o vereador, Fred Procópio.
- O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico será uma ferramenta facilitadora para que os novos negócios possam ser instalados de forma mais rápida e com menos burocracia. Precisamos alavancar a geração de emprego, potencializar os segmentos, como a tecnologia, setor têxtil e de eventos corporativos, como tantos outros. Com muito trabalho, teremos uma Petrópolis conectada com o desenvolvimento e o futuro -, aponta o prefeito interino Hingo Hammes.
Para o Secretário de Planejamento, Dalmir Caetano, é fundamental que exista um espaço onde o empresário consiga obter informações de forma ágil e orientada em relação ao planejamento do município. “O objetivo é viabilizar empresas a investirem em Petrópolis, de forma que tenhamos uma empregabilidade maior e condições de melhorar a qualidade de vida petropolitana. O pontapé dado pela Secretaria de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Procuradoria do Município e pela Secretaria de Fazenda foi propor a atualização da Lei de Incentivo Fiscal”, comenta.
– A sinergia entre as secretarias e o apoio do governo do Estado são fundamentais. Só assim iremos conseguir acelerar, de maneira objetiva e consistente, a recuperação econômica de Petrópolis –, analisa o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.
Para Vinicius Farah, a elaboração de um plano, com ações, metas e prazos bem definidos, é fundamental para garantir entregas efetivas para a população fluminense. “Como sempre diz o governador Claudio Castro, ‘Estado forte é aquele que tem interior forte’. O Governo do Rio hoje tem trabalhado para fortalecer as regiões e os municípios como um todo, valorizando e incentivando a economia e os pequenos e médios empresários locais", conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico.