Escolas públicas e particulares terão ponto de coleta de lixo eletrônico de pequeno porte

por juliana.fernandes — publicado 27/06/2023 17h25, última modificação 27/06/2023 17h22

Petrópolis está a um passo de tornar obrigatória em escolas públicas e particulares da cidade a instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico de pequeno porte. A iniciativa é do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, por meio de Projeto de Lei aprovado em 2ª discussão durante a sessão plenária desta terça-feira (27). A ideia é que as unidades de ensino recebam e armazenem estes itens até a coleta, que deverá ser feita pela Prefeitura ou por empresa autorizada pelo município, de forma a garantir a correta destinação destes resíduos.

Autor do projeto, o vereador Júnior Coruja lembrou que a existência de pontos de coleta de lixo eletrônico nas unidades de ensino vai facilitar e estimular a correta destinação destes resíduos, que trazem tantos danos ao meio ambiente quando descartados de forma errada. “Embora seja proibido, ainda tem muita gente que joga pilhas, baterias e aparelhos de telefone celular, por exemplo, no lixo comum. Muitas vezes fazem isso sem saber o tamanho do dano que isso causa ao meio ambiente. Esses pontos de coleta nas escolas vão chamar a atenção para o tema em um espaço que é de multiplicação de conhecimento. Teremos o envolvimento da comunidade escolar, que, sem dúvida, vai levar o assunto para casa, ampliando a rede de ação e garantindo que mais pessoas façam a destinação correta destes itens”, explicou o vereador.

O parlamentar também propôs a criação de um certificado de “Amigo do Meio Ambiente”, a ser concedido a parceiros que contribuam para a preservação do meio ambiente. Segundo o texto, a Prefeitura poderá fazer parcerias com as empresas que fornecem os meios apropriados para o armazenamento e destino final da coleta de lixo eletrônico, permitindo que em sua área de armazenamento possa ser fixada sua logomarca como parceira da cidade em favor da natureza, dando preferência a parcerias que troquem o lixo eletrônico por benefícios para as escolas, como computadores e outros incentivos que adicionem materiais pedagógicos para serem utilizados em tecnologia da educação.

“Nossa proposta é que o Poder Executivo atue no sentido de estimular ações de proteção ambiental seja com as crianças ou com a comunidade em geral. Quanto maior for o alcance das ações de conscientização, melhores serão os resultados”, frisou Júnior Coruja, que também é autor da lei 8.525/2023, que prevê a criação de pontos de coleta de lixo eletrônico nos terminais rodoviários. “São ações simples, mas que geram grande impacto na cidade, em geral”, finalizou.

O projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Poder Executivo para sanção.