Festa de Sant'Anna e São Joaquim pode ser declarada como patrimônio cultural imaterial de Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 20/06/2024 17h20, última modificação 20/06/2024 17h19

Vereador Gil Magno

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária do dia 13/06, um Projeto de Lei do vereador Gil Magno que declara como patrimônio cultural imaterial de Petrópolis a Festa dos Padroeiros Sant'Anna e São Joaquim, realizada anualmente pela pela Igreja Matriz de Cascatinha, assim como suas manifestações culturais, incluindo Trezena, missa, procissão e a festa. De acordo com o texto da PL, o Executivo Municipal apoiará, através do Instituto Municipal de Cultura e de outros órgãos da administração pública a realização dos festejos citados. O evento passará a constar também no calendário oficial de eventos do Município.

"A Festa dos Padroeiros que é realizada nos durante um período nos meses de junho e julho já é tradicionalmente conhecida e visitada na cidade, tendo sua popularidade disseminada inclusive em outros municípios, atraindo para o local um grupo eclético, misto de crianças, jovens e adultos que participam das celebrações religiosas dos padroeiros e das festividades. E faz-se necessário relembrar sempre o excelente ambiente de cortesia, paz e alegria que é exarado durante todo o período de festa", destacou o o autor da proposta.

A festa, de acordo com o vereador se destaca desde os fins do século XIX vida na religiosa católica do 2° Distrito, e está diretamente ligada à imigração italiana em Petrópolis.

"O vilarejo de Cascatinha do século XIX cresceu em torno da Companhia Petropolitana de Tecidos, composta, na grande maioria, por imigrantes italianos, que decidiram construir uma capela. Em 1912, essa capela se tornou uma paróquia e foi dedicada a Sant’Anna e São Joaquim. As imagens da igreja vieram da Itália. Desde então ao longo desses 126 anos, a Paróquia vem procurando realizar a missão que Cristo lhe conferiu de ser uma Paróquia missionária, evangelizadora, formadora espiritual e humanamente, fazendo com que todos que participam de ministérios, pastorais e movimentos busquem ter um espírito de serviço para que Jesus possa ser conhecido por todos", finalizou o Gil Magno.