Forró pode se tornar patrimônio cultural imaterial de Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 10/08/2023 15h33, última modificação 10/08/2023 15h33

A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, durante sessão plenária realizada na quarta-feira (09), dois Projetos de Lei de autoria da vereadora Júlia Casamasso (Coletiva Feminista Popular). O Projeto de Lei 3105/2023, declara o forró um patrimônio cultural de natureza imaterial no município de Petrópolis. Já o Projeto de Lei 3152/2023, institui na cidade o "Dia Municipal do Forró", a ser comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de junho.

Em sua justificativa, a vereadora ressaltou que ambos os projetos partiram de iniciativas populares ligadas à cultura, como um abaixo-assinado que recolheu 800 assinaturas.

"Na última década, o forró se consolidou como um dos principais segmentos artísticos responsáveis por movimentar e fomentar a cultura popular petropolitana. Bandas como a Tribo de Gonzaga ajudaram a disseminar o ritmo em nossa cidade, conquistando não apenas aqueles já interessados pela cultura nordestina, mas também as novas gerações", disse a vereadora.

Já reconhecido como Patrimônio Imaterial Nacional e Estadual, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe e resiste há cerca de sete décadas, sobrevivendo aos modismos e levando a alegria da cultura nordestina a todo o País.

"Agradeço o apoio recebido e por poder, através do nosso mandato, atender a uma demanda de grande importância para cultural popular", finalizou Júlia.

Os projetos seguem para sanção do Poder Executivo.