Indicação pede que repartições públicas possuam cadeiras de rodas

por Adriana Fradique publicado 26/08/2021 16h40, última modificação 26/08/2021 16h40
Indicação pede que repartições públicas possuam cadeiras de rodas

Vereador Gilda Beatriz (PSD) é a autora da indicação

A Câmara Municipal aprovou, na última terça-feira (24), a proposta de autoria da Vereadora Gilda Beatriz (PSD), que trata da obrigatoriedade de cadeiras de rodas nas repartições públicas para uso dos visitantes com deficiência física.

Segundo a proposta, a cadeira de rodas deve estar à disposição, visível e acessível ao público, principalmente próximo ao estacionamento de veículos e portarias, para atender pessoas que estão temporariamente impossibilitadas de caminhar, seja em razão da idade, saúde ou deficiência física.

- O Poder Público precisa ser inclusivo e não adianta ter suas portas abertas se o acesso é seletivo. Até então os cadeirantes não tinham acessibilidade, fazendo com que a sua frequência fosse limitada e até comprometida. Portanto, essa indicação atende o anseio dos que precisam frequentar os espaços públicos de forma digna –, explica a parlamentar.

Petrópolis possui mais de 70 mil pessoas com algum tipo de deficiência e, ao longo de três mandatos, Gilda Beatriz possui diversas indicações pleiteando direitos e cobrando melhorias para atendê-los.