Instalação de painéis solares em escolas e hospitais públicos é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 03/12/2021 13h35, última modificação 03/12/2021 13h35

Vereador Gil Magno (DC) é autor das indicações

Na tarde deste 01º de dezembro, a Câmara Municipal aprovou duas indicações legislativas que pedem a instalação de painéis de energia solar em todas as unidades de saúde pública e escolas de Petrópolis. A iniciativa, que tem como objetivo promover a sustentabilidade e adaptar a cidade ao conceito de cidade inteligente (Smart City), é do Vereador Gil Magno (DC).

A instalação desses painéis está condicionada à viabilidade técnica e econômica do projeto. A ideia é que a energia solar supra as necessidades das instituições públicas e diminua os gastos da administração municipal, pois tais equipamentos são de grande eficácia e durabilidade, com média de 20 a 25 anos de vida útil e demanda pouca manutenção.

“A utilização de energia solar em todos os hospitais e unidades de saúde, além das escolas públicas e unidades de educação infantil de Petrópolis, contribui para preservação do meio ambiente local, bem como para redução da emissão de gases, diminuição do efeito estufa, dentre outros inúmeros benefícios, visando o desenvolvimento econômico e social a partir do uso da incidência solar na região”, pontua o vereador.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), com base em dados oficiais dos órgãos do governo, mostra que os benefícios proporcionados pela energia solar na geração distribuída ajudam a economia do País. Segundo a entidade, para cada real investido em sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio portes, usados para abastecer residências, condomínios, comércios, indústrias, templos religiosos, propriedades rurais e áreas públicas, o setor devolve mais de três reais em ganhos elétricos, econômicos, sociais e ambientais aos brasileiros.

- No Brasil, a utilização da energia solar, por enquanto, ainda é insignificante, revelando-se necessário o apoio e o incentivo do poder público para mudar esse cenário -, finaliza Gil Magno.

As propostas seguem para análise do Poder Executivo.