Lei cria Biblioteca Digital em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 05/09/2023 18h19, última modificação 05/09/2023 18h19
Lei cria Biblioteca Digital em Petrópolis

Vereador Marcelo Lessa é o autor da Lei

A Biblioteca Digital de Petrópolis foi criada por meio da Lei 8.592/23, de autoria do vereador Marcelo Lessa. A biblioteca digital será vinculada diretamente à Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral e terá como objetivo principal disponibilizar livros e outras publicações de domínio público, em formato digital, à sociedade.

- Uma biblioteca digital apresenta um enorme potencial para superar barreiras físicas, já que o conteúdo pode ser acessado a qualquer tempo e em qualquer local, permitindo às pessoas o acesso online de seus conteúdos por meio de dispositivos como celulares, tablets e notebooks-, explica o vereador Marcelo Lessa.

A Biblioteca Digital deverá organizar sugestões para inclusões de obras literárias no formato digital, promover o estímulo à leitura, organizar arquivos das notícias publicadas nos jornais, blogs e sites, com referência as atividades do Município.

“Outro ponto interessante da lei é que uma biblioteca digital controla todo o acervo físico da biblioteca física assim, o usuário terá acesso aos livros e saber se estes estão disponíveis para empréstimo, quando não houver a versão digital disponível”, destaca Lessa.

Ainda segundo a nova lei, a Biblioteca Digital de Petrópolis será criada usando mão de obra já existente nos quadros da Prefeitura, em parceria com os setores responsáveis pelas pastas de Cultura e Turismo do município de Petrópolis, podendo, até mesmo, ser criado um aplicativo para disponibilização das obras.