Lei cria dia municipal de conscientização da criança e do adolescente sobre os malefícios do tabagismo

por Tarsila Rangel publicado 29/08/2023 19h06, última modificação 29/08/2023 19h06

Vereador Júnior Coruja

Iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Júnior Coruja, acaba de tornar o dia 29 de agosto, que marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data especial de mobilização e conscientização da criança e adolescente quanto aos malefícios o tabagismo. A Lei nº 8.587 de 24 de agosto de 2023 já foi sancionada pelo governo municipal, prevendo ações de saúde, esporte, assistência social e da infância e juventude, voltadas à conscientização sobre todos os males desencadeados pelo tabagismo.

Autor da lei, o vereador Júnior Coruja lembrou que a data, agora, faz parte do calendário da cidade. “Quanto mais pessoas tiverem acesso à informação, melhores serão os resultados. Precisamos mostrar o quanto o cigarro é prejudicial, atuando de maneira preventiva”, explicou, acrescentando que as ações também incluirão informações sobre tratamento, já que o tabagismo é uma realidade para muitos adolescentes.

O vereador também defende que empresas que aderirem à campanha, promovendo ações na data e trabalhando no combate ao fumo, recebam o certificado “Amigo da Saúde", a ser fornecido pelo governo municipal, em ação de reconhecimento e para tornar público o trabalho de prevenção contra o tabagismo.