Meus Avós Sabem Tudo: Projeto aprovado na Câmara abre espaço para que idosos ministrem oficinas a estudantes da rede municipal

por Tarsila Rangel publicado 11/07/2023 17h05, última modificação 12/07/2023 17h57

Vereador Júnior Coruja

Sabe aquele prazer que os avós têm de falar sobre o trabalho ou de ensinar algo que aprenderam ao longo da vida? Uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, pode garantir que esse conhecimento deixe de ser algo restrito à família e chegue também a alunos da rede municipal. Autor do projeto Meus avós sabem tudo, aprovado nesta terça-feira em 2ª discussão na Câmara Municipal, ele tem como objetivo valorizar os idosos e proporcionar a eles a oportunidade de troca com crianças e adolescentes, abrindo espaço para que transmitam seus conhecimentos e habilidades a grupos dentro da escola.

Júnior Coruja lembra que a interação entre crianças e adolescentes com os idosos sem dúvida vai trazer benefícios para ambos os lados. “Estamos falando de troca de conhecimento, mas também de atenção, de conversa, de afeto. Isso pode ser feito por meio de oficinas ou de outras atividades extracurriculares, a serem organizadas pelas unidades de ensino”, detalhou, explicando que os idosos voluntários deverão ser cadastrados e passarão por processo de seleção, trabalho que deverá contar com a participação de representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Uma vez selecionados, os idosos passarão por treinamento para que possam atuar dentro das escolas no projeto. Os participantes receberão diploma de honra em agradecimento aos serviços prestados em prol da comunidade e, em caso de hipossuficiência financeira, poderão ter acesso a bolsa auxílio.

O projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.