Petrópolis pode ter semana voltada para Conscientização e Orientação sobre a Alopecia Areata
A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada na quinta-feira (13), um Projeto de Lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz que institui em Petrópolis a “Campanha Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Alopecia Areata”, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro.
A intenção é conscientizar a população sobre o que é a a doença, qual o tratamento necessário e as chances de cura, além de estimular e incentivar a doação de cabelos para pacientes. De acordo com o texto da PL, durante a campanha, poderão ser desenvolvidos materiais informativos, como folhetos, cartazes e vídeos, para serem distribuídos nos espaços públicos e de atendimento à população.
"Trata-se de uma doença inflamatória que causa queda de cabelo. Vários fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios de cabelo começam a cair e em alguns casos outros, a queda de cabelo pode ser mais grave", explicou a vereadora.
A alopecia areata é uma condição rara em que todos os cabelos da cabeça são perdidos e não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e doenças infecciosas podem desencadear ou piorar o quadro. A evolução é imprevisível e cada caso é único. A doença acomete cerca de 1% a 2% da população.
"É muito importante conscientizarmos a população sobre a doença, tendo em vista que a mesma ainda é desconhecida por muitas pessoas. Por muitas vezes o paciente acaba deixando as manifestações evoluírem, recorrendo tardiamente ao especialista", finalizou Gilda.
A proposta segue para a análise do Executivo.