Petrópolis poderá ter a "Semana da Agricultura Familiar"
A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (25), um Projeto de Lei de autoria do vereador Gil Magno, que cria a "Semana da Agricultura Familiar" a ser celebrada, anualmente, na última semana de julho, quando é comemorado também o Dia do Agricultor. O evento deverá constar no calendário oficial da cidade.
"O agricultor familiar dispõe de um convívio particular com a terra, seu ambiente de trabalho e sua moradia. Sendo assim, esse projeto tem como principal objetivo prestigiar este produtor, que através do trabalho árduo sustenta com dignidade a sua família, fomenta a economia do município de forma sustentável contribuindo na erradicação da fome e enfrentamento da pobreza, na proteção do meio ambiente e na luta pela comida saudável no campo e na cidade", explica Gil Magno.
A ideia do projeto é difundir as vantagens econômicas, ecológicas e sociais do modelo sustentável da agricultura familiar, ampliando os conhecimentos técnicos dos produtores rurais através de cursos e oficinas. No texto estão previstos incentivos e políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar, além do apoio à criação de associações e cooperativas de produção, gestão e comercialização de produtos. O município poderá ainda realizar parcerias com outras entidades e órgãos públicos, com organizações da sociedade civil, fundações de direito público ou privado e instituições de ensino.
O projeto segue, agora, para análise do Poder Executivo.